Propostas da Chapa 3 para a Cemig Saúde - A Voz dos Participantes

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Participação, Transparência e Compromisso

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Propostas da Chapa 3 para a Cemig Saúde

Defesa da Cemig Saúde

·         Defender a Cemig Saúde, patrimônio de nossas famílias, garantindo uma gestão eficiente, sustentável, responsável, ética e justa, considerando sempre os interesses dos participantes e o equilíbrio do plano;

·         Fortalecer os Planos de Autogestão (como o nosso), que são os melhores planos de saúde para os trabalhadores ativos e aposentados, contra os interesses dos grandes grupos financeiros;

·         Transparência: criar uma Política de Transparência e Ética baseada no princípio do livre acesso dos participantes às informações, como regra geral, e do sigilo como exceção (apenas para preservar dados pessoais dos participantes e em negócios e contratos em andamento). A melhor forma de proteger a Cemig Saúde é garantir que os participantes possam acompanhar despesas administrativas, investimentos, estudos atuariais, decisões dos Conselhos e Diretorias, dentre outros itens;

·         Democracia: Desenvolver um programa de formação para os participantes, visando a melhor preparação e a renovação dos representantes eleitos;

·         Participação: apoiar a formação de Grupos de Estudos sobre Saúde Suplementar em todas as regiões do estado, participando e levando informações, buscando ajudar todos os interessados a conhecer melhor o assunto (formação de quadros), dando acesso aos participantes e democratizando o trabalho dos representantes eleitos;

·         Democratizar a gestão da Cemig Saúde, garantindo paridade entre os representantes eleitos e os indicados pelas patrocinadoras e fortalecer a DRP, revendo suas atribuições;


Benefícios

·         Manter o plano de saúde único para ativos e aposentados;

·         Lutar pela paridade nas contribuições entre participantes e patrocinadoras;

·         Garantir a revisão do recente aumento dos dependentes especiais, estabelecendo uma contribuição justa;

·         Os inadimplentes são os beneficiários mais necessitados, como idosos, doentes crônicos e pensionistas, cujo benefício da Forluz torna-se insuficiente para pagar as despesas do plano, provocando a exclusão. Diante disso, nossa proposta é negociar os critérios para utilizar o saldo remanescente do teto anual (do PGE) para ajudar a quitar as dívidas com o plano;


Diretoria de Relações com Participantes (DRP):

·         Acolher os participantes, sempre com tratamento direto, individualizado e humanizado;

·         Tornar a Ouvidoria um canal direto dos participantes com a DRP, garantindo que todas as demandas sejam acompanhadas e respondidas rapidamente;

·         Realizar encontros mensais entre os beneficiários e a DRP, priorizando as cidades com maiores problemas de atendimento;

·         Portas abertas: atendimento direto pelo Diretor;

·         Promover estudos de viabilidade técnica e econômica para a incorporação de novos procedimentos e exames;

·         Divulgar trimestralmente o balanço das atividades do Diretor e dos Conselheiros eleitos;


Atendimento / Rede conveniada

·         Ampliar a rede conveniada, principalmente as consultas com especialistas no interior;

·         Garantir o tratamento igualitário a todos os participantes, ativos, aposentados, da capital e do interior;

·         Nas localidades onde a rede própria é insuficiente, promover convênios com a Unimed e redes de outros planos de saúde de autogestão;

·         Garantir que o cadastro de prestadores conveniados seja mantido atualizado;

·         Agilizar os processos de autorização dos procedimentos;

·         Clínicas próprias (Centros de Promoção à Saúde): expandir para o interior, inclusive em parceria com outros planos de saúde de autogestão;

·         Disponibilizar na Internet e outros meios o acompanhamento passo a passo das solicitações para tratamento, exames, internações e outras demandas;


Medicina preventiva

·         Realizar um seminário, no primeiro semestre de 2019, com a participação da Cemig Saúde, patrocinadoras e entidades representativas dos trabalhadores ativos e aposentados, para discutir uma nova concepção de saúde preventiva, com os conceitos da medicina convencional e complementar, para orientar o planejamento estratégico da Cemig Saúde;

·         Intensificar e priorizar os investimentos de prevenção na área de saúde;

·         Promover o acompanhamento dos participantes com exames preventivos, medicação e atendimento domiciliar, garantindo a melhoria da qualidade de vida e evitando gastos futuros;

·         Ampliar o número de exames e procedimentos do inventário médico, visando o diagnóstico precoce de doenças, bem como expandir o inventário médico para aposentados e dependentes;

·         Desenvolver um sistema para armazenar o histórico de todos os relatórios médicos, exames, consultas, receitas e medicamentos e disponibilizá-los aos participantes;


Fundo Complementar de Assistência à Saúde – FCAS

·         Garantir que os recursos do convênio Forluz/Banco Santander sejam integralmente destinados ao FCAS (Fundo Complementar de Assistência à Saúde), em cumprimento ao Acordo Coletivo Específico (ACE) do Prosaúde;

·         O FCAS oferece reembolso para cadeiras de rodas e de banho, cama hospitalar, aparelhos auditivos, fraldas, dieta industrial, medicamentos, entre outros itens. Nos últimos anos, vários desses benefícios foram reduzidos por falta de verbas no fundo. Nossa proposta é revisar e ampliar as coberturas.

Plano Cemig Saúde Família e Odontológico de primeira

·         Lutar pela implantação de um plano odontológico próprio (administrado pela Cemig Saúde), com coberturas mais abrangentes e com a autogestão garantindo melhores benefícios e menores custos;

Viabilizar o plano Cemig Saúde Família, para incluir os pais e outros familiares, conforme estudos já realizados pela Cemig Saúde; isso ampliaria o número de beneficiários e reduziria o custeio administrativo.







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